sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Palestra com o SERCEPS

Com o objetivo de melhorar a relação entre os funcionários do Centro de TI e consequentemente conseguir atender melhor o público da Instituição, buscou-se um auxílio junto a coordenadora do curso superior de Psicologia, Lílian Winter, onde durante dois dias foram discutidas diversas ideias de como proceder para realizar uma atividade diferente com a equipe do Centro de TI.

A proposta dada por Lílian foi que um grupo de estagiárias do SERCEPS - Serviço Clínica Escola de Psicologia da SETREM realizasse uma atividade diferente junto ao departamento, onde diversos assuntos seriam tratados, todos envolvendo equipe de trabalho, relações entre colegas e atendimento ao publico.

A atividade foi realizada no dia 29 de agosto de 2013, na sala 525 do Campus SETREM. No momento, compareceram 15 funcionários, não apenas do setor do atendimento, mas de todos os setores do Centro de TI.

Inicialmente, as três estagiárias do SERCEPS que se apresentaram como Pâmela Vione Morin, Denise Hahn e Tania Aline Tornquist explicaram um pouco do seu serviço e da Clínica de Psícologia e depois, iniciaram a atividade.

Ao som de uma musica relaxante, o grupo foi convidado a caminhar aleatoriamente pela sala e silenciosamente, pensar em como estava sendo o dia. Depois, ainda caminhando, o grupo começou a observar os detalhes da sala de aula, paredes, cadeiras, objetos, enfim, tudo aquilo que lhes chamava a atenção. Por fim, continuando a caminhar e permanecendo em silêncio, Pâmela convidou a todos para dar um abraço em quem estava ao seu lado. Foi um momento de descontração onde todos descarregaram suas energias e se sentiram bem com os colegas de trabalho.

Depois, conduzidos pelas estagiárias, o grupo sentou-se em um círculo com as cadeiras, e juntos todos analisaram a atividade.

Em duplas e trios, o momento seguinte foi de conhecer melhor os colegas. Depois de alguns minutos onde cada um contou um pouco sobre sua vida ao colega da dupla, este expôs o relato ao grande grupo. Foi um momento em que muitos descobriram coisas uns dos outros que antes não se imaginava.

A próxima atividade foi apontar os pontos que o Centro de TI tem a melhorar. Cada um ganhou um padeço de papel, onde pode apontar as suas ideias. Em seguida, os bilhetes foram dobrados e colocados em uma caixa.


Em seguida, os bilhetes foram redistribuídos, de forma de cada um pegou uma escrita de seu colega. Em voz alta, cada um leu o que estava escrito e as ideias foram discutidas no grande grupo.

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